O Blog do Roberto Porto


UOL


Um pedido ao Botafogo

Para começo de conversa, não pense que deixei de amar você. Cada ano que passa, esse amor aumenta e às vezes dói. Dói tanto que depois de derrota para o Grêmio, eu, veterano de tantas batalhas, fui me deitar depois do jogo. Ficar acordado para quê? Para me lembrar de mais uma derrota? Nunca. Fiz como fazia quando criança: tomei o rumo do quarto e não quis saber de comentários, repetições de gols e a queda vertiginosa na classificação.

Mas enquanto o sono não vinha – que tormento.... – ficava me lembrando de outros Botafogo a que assisti ao longo de tantas décadas, tanto em General Severiano quanto no Maracanã, recém construído. Você, Botafogo do meu coração, me remete hoje aos tempos de Gato, Casnock, Arlindo Baiaco, para não citar Orlando Pingo de Ouro (em final de carreira) e Joel, que foi defenestrado do Fluminense. E do Botafogo que passou 20 anos sem chegar ao título da cidade. Sofri como o diabo, Botafogo, saiba disso...

Acho isso uma injustiça comigo.

Cadê aquele Botafogo vitorioso de Garrincha, Amarildo, Didi, Quarentinha e Zagallo? Cadê aquele Botafogo do mestre e Enciclopédia do Futebol Nílton dos Santos? Não voltará jamais? Cadê o Botafogo de Túlio Boquirroto Maravilha? Cadê o Botafogo de Donizete, Maurício e até de Bebeto, que veio lá da Beira da Lagoa? Cadê o Botafogo orgulhoso de Geninho, Heleno de Freitas, Otávio Sérgio, Ávila, Bob e Juvenal, que molhavam a camisa com sangue?

Você ainda tem sangue, Botafogo?

Cadê o Botafogo de João Saldanha, Sandro Luciano Moreyra, Nélson My Boy Borges, Geraldo Romualdo da Silva e tantos outros? Morreu, acabou? Não faça isso comigo, Botafogo...Nem comigo nem com milhões de alvinegros espalhados por esse Brasil. Eles amam você de paixão. Não faça, repito, essa maldade com meus descendentes – Roby e Rafael Porto, filho e neto. Eles vão pensar que passei a eles uma mentira, Botafogo. E você não é uma mentira, Botafogo. Você existe e já foi campeão brasileiro.

Não faça essa sacanagem com o César Oliveira, que luta tanto para ver você lá em cima, lembrando sempre de seu saudoso pai com a camisa de Paulo Catimba Valentim em 1957. Tenha amor por si próprio. Olhe sua linda sede – que beleza, heim? – dê um pulo na sala lá de baixo e veja os troféus que já conquistou. Talvez isso lhe dê um estímulo.

Certa vez, Neivaldo – grande amigo que se foi muito cedo – me contou uma história de um jogo seu (Botafogo) contra o Vasco. Ele chegou mancando no vestiário e o doutor Lídio disse que ia cortar a chuteira dele para tratar o inchaço. Você, Botafogo, não deve ter escutado isso. Neivaldo disse ao médico que não cortasse. Por quê? Porque se cortasse ele não agüentaria voltar para o segundo tempo. Mas voltou assim mesmo, no peito, na raça e no amor pela estrela solitária (a família dele é toda de botafoguenses).

Não me maltrate mais Botafogo. Já não tenho idade para isso. Mas fique certo de uma coisa: ninguém haverá de calar o meu amor por você. Você, Botafogo, repito mil vezes, é e será o maior imaterial de minha vida.

Roberto Porto
portoroberto@uol.com.br

PS.: Superadas as dificuldades informáticas do meu esquizofrênico assessor para assuntos blogueiros, volta o meu Blog com uma cara decente e compatível com o nosso amor ao Botafogo. Para essa reentrada na atmosfera, César Oliveira ofereceu esta foto que comprova que somos todos mesmo muito loucos pelo Botafogo. O Daniel Pinheiro, de São Paulo, mandou esta foto... adivinhem de onde? O seu quarto de dormir na Paulicéia Desvairada! Vai ser Botafoguense assim no Vale do Anhangabaú, ô meu!



Escrito por Roberto Porto às 00h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, Portuguese, Esportes, Arte e cultura, O BOTAFOGO, MINHA MAIOR PAIXÃO IMATERIAL
Histórico
Outros sites
  MEU LIVRO - clique aqui para comprar
  ESPN BRASIL - Leia minha coluna semanal
  DIRETO DA REDAÇÃO
  LIVROSDEFUTEBOL.COM - todos os livros de futebol com 10% de desconto e frete grátis
  VESTIÁRIO ALVINEGRO - assine a única agência de notícias sobre o Botafogo na internet
  ARQUIBA BOTAFOGO, o blog do meu amigo Paulo Marcelo Sampaio
  MUNDO BOTAFOGO, o blog do luso-alvinegro Rui Moura
  BLOG DA MALU CABRAL - é só para botafoguenses
  CORAÇÃO ALVINEGRO, um blog botafoguense de coração
  O BLOG DO GAROTINHO - José Carlos Araújo é o maior locutor do Brasil
  BLOGSTRAQUIS - de meu considerado amigo Moacir Japiassu
  IQUE - veja o blog do meu amigo e fantástico cartunista
  CLAUDIO JORGE - um tremendo músico, botafoguense de carteirinha
  CANAL BOTAFOGO - meu parceiro César Oliveira escreve lá
  CANTINHO BOTAFOGUENSE - o blog do Rodrigo Federman, de Vitória (ES)
  AMOR AO BOTAFOGO, blog do Rodrigo Medeiros
  BLOGTAFOGO - do Ricardo Nepomuceno
  SNOOPY EM PRETO E BRANCO, do meu parceiro Fábio Deus
  FOGOHORIZONTE - a maravilhosa torcida do Fogão em Belô
  CRÔNICA ESPORTIVA - do meu amigo Diego Mesquita
  JORNAL DE DEBATES, cujo editor no Rio é o botafoguense PC Guimarães
  A LÍNGUA DA BOLA, interessante site do Professor Feijó
  BLOG DO HELIO ARCANJO - que, como eu, também vai de Kombi...
  FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS, tremendo blog do Luiz Fernando Bindi
  BLOG DO ERALDO LEITE - botafoguense e imperiano feliz
  PORRADA NELES! - o jornalista botafoguense PC Guimarães baixa o sarrafo na "flaprensa" e defende o Botafogo
  BLOG DO JOÃO-NINGUÉM, do Vinícius D´Ávila Barros
  FOGOBLOG by Álan Leite
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?