O Blog do Roberto Porto


UOL

Eu mato a cobra e mostro o pau
(com todo respeito, claro)


Foto de Brasil 7 a 1 Colômbia, em 1960, no Maracanã.
O ataque é Vanderlei, China, Manoelzinho, Gérson Canhotinha de Ouro e Germano.
Gérson não foi aos Jogos Olímpicos de Roma porque já era uma revelação
daquele time da beira da Lagoa e porque tinha (ainda tem...) pavor de avião.

O destino de China...

O jornalista botafoguense Ciro Câmara me mandou a matéria que o jornal O Povo, de Fortaleza (CE), onde ele trabalha, publicou com a história do primeiro cearense a disputar os Jogos Olímpicos. E quem pensava que a resposta era o jogador de vôlei de praia Franco, em Atlanta (1996), enganou-se. O esporte que estreou o Ceará nos Jogos foi o futebol. Adivinhem por qual time jogava ele, o China? (o texto é do jornalista Bruno Formiga).

"A participação cearense em jogos olímpicos beira o insignificante. Pelos registros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em 29 Olimpíadas (na era moderna) apenas seis cearenses integraram as delegações nacionais. Mas ao contrário do que muita gente imaginava, o primeiro atleta do Estado a disputar os Jogos não foi o jogador de vôlei de praia Franco. Quem debutou o Ceará na maior competição esportiva do planeta foi o futebol, há 48 anos.

O nome de José Ricardo da Silva tem mais importância do que parece. "China", como era conhecido nos tempos de jogador, é, provavelmente, o primeiro cearense a ter disputado os jogos olímpicos. Antes dele, nos registros do COB, não há outro.

Com fama de goleador, "China" disputou o torneio de futebol nas Olimpíadas de Roma, em 1960. Mas a seleção do então técnico campeão mundial, Vicente Feola, fracassou. O Brasil foi eliminado pela Itália na primeira fase (na época, só o primeiro de cada grupo passava).

Segundo o gerente de memória e acervo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Antônio Carlos Napoleão, "China" só atuou pela seleção olímpica. Nas estatísticas, ele jogou 17 partidas e marcou 18 vezes. Com ele, o Brasil ganhou nove, empatou um e perdeu sete jogos. O cearense ainda foi medalha de prata no Pan de 1959, em Chicago/EUA.

A carreira de "China" foi além da seleção. No início da década de 1960 ele estava no Botafogo, onde atuou ao lado de Didi, Garrincha e Nilton Santos. Depois, fez sucesso na Europa, quando foi contratado pela Sampdoria/ITA. Lá, passou três temporadas (1962 a 1965) e marcou 29 gols. O desempenho atraiu o interesse da Roma. Na capital italiana, "China" ficou um ano e fez três gols. De lá, passeou por pequenos clubes até voltar ao Brasil.

No Bangu, do Rio de Janeiro, "China" ficou de 1969 a 1972. Em seguida resolveu tentar a sorte no futebol suíço. "Depois disso, nós aqui não temos mais registros dele. Só Deus e ele podem saber o seu destino", revela Antônio Carlos Napoleão. Na Federação Cearense de Futebol (FCF), não há registros de José Ricardo da Silva, o "China".

Segundo o jornalista carioca, Roberto Porto, comentarista da ESPN Brasil, o jogador já faleceu. Mas as lembranças do atacante são boas. "China não tinha espaço naquele Botafogo gigantesco. Mas era um centroavante entrão e marcava gols", diz. "No dia 3 de janeiro de 62 (eu estava no Maraca) ele entrou no segundo tempo de um Botafogo 3x0 Santos, no lugar de 40 (Quarentinha), e deixou sua marca. O Maraca tinha umas 150 mil pessoas", conta, cheio de saudades.".

Morre um Botafoguense, surge um novo "causo"



Meu amigo Albino Castro Filho, cuja matéria sobre o Cetale fez tanto sucesso, me manda outra. Inacreditável. Aspas para ele:

Querido Roberto Porto:
Estive neste final de semana no Rio por causa da morte de Fausto Wolf, pai da minha mulher, a Andrea, filha única do teuto-gaúcho que deixou nove viúvas... Pensei em ligar para você e tentar lhe ver, mas não deu, foi muito corrido, pois tive que me envolver na burocracia do velório, no S. J. Batista, e na cremação, no Caju. O Fausto, como vc sabe, não era chegado ao nobre e viril esporte pretão (pérola do anedotário da pauta do SBT nos anos 1990...). As únicas referências futeboleiras que encontrei no apartamento dele, à Avenida Atlântica, quase esquina de Francisco Sá, foram duas canecas de chope do Botafogo e uma foto de Heleno de Freitas, com o uniforme do Glorioso. Achei que você gostaria de saber disso. Nunca havia desconfiado que algo em comum existia entre Fausto Wolf, o Botafogo e Heleno de Freitas.
Grande abraço,
Albino

E eu digo: que surpresa, hein? Faustin von Wolffenbutel era botafoguense. Que São Carlito Rocha das Gemadas Milagrosas lhe providencie uma recepção à altura, com todos as personagens e personalidades botafoguenses que já nos deixaram. São tantas e tão engrandecedoras do clube que haja espaço para listá-los! Daria uma lista maior que os "18 da Kombi".

Saudações Botafoguenses,
Roberto Porto
portoroberto@uol.com.br

 


 



Escrito por Roberto Porto às 23h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, Portuguese, Esportes, Arte e cultura, O BOTAFOGO, MINHA MAIOR PAIXÃO IMATERIAL
Histórico
Outros sites
  MEU LIVRO - clique aqui para comprar
  ESPN BRASIL - Leia minha coluna semanal
  DIRETO DA REDAÇÃO
  LIVROSDEFUTEBOL.COM - todos os livros de futebol com 10% de desconto e frete grátis
  VESTIÁRIO ALVINEGRO - assine a única agência de notícias sobre o Botafogo na internet
  ARQUIBA BOTAFOGO, o blog do meu amigo Paulo Marcelo Sampaio
  MUNDO BOTAFOGO, o blog do luso-alvinegro Rui Moura
  BLOG DA MALU CABRAL - é só para botafoguenses
  CORAÇÃO ALVINEGRO, um blog botafoguense de coração
  O BLOG DO GAROTINHO - José Carlos Araújo é o maior locutor do Brasil
  BLOGSTRAQUIS - de meu considerado amigo Moacir Japiassu
  IQUE - veja o blog do meu amigo e fantástico cartunista
  CLAUDIO JORGE - um tremendo músico, botafoguense de carteirinha
  CANAL BOTAFOGO - meu parceiro César Oliveira escreve lá
  CANTINHO BOTAFOGUENSE - o blog do Rodrigo Federman, de Vitória (ES)
  AMOR AO BOTAFOGO, blog do Rodrigo Medeiros
  BLOGTAFOGO - do Ricardo Nepomuceno
  SNOOPY EM PRETO E BRANCO, do meu parceiro Fábio Deus
  FOGOHORIZONTE - a maravilhosa torcida do Fogão em Belô
  CRÔNICA ESPORTIVA - do meu amigo Diego Mesquita
  JORNAL DE DEBATES, cujo editor no Rio é o botafoguense PC Guimarães
  A LÍNGUA DA BOLA, interessante site do Professor Feijó
  BLOG DO HELIO ARCANJO - que, como eu, também vai de Kombi...
  FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS, tremendo blog do Luiz Fernando Bindi
  BLOG DO ERALDO LEITE - botafoguense e imperiano feliz
  PORRADA NELES! - o jornalista botafoguense PC Guimarães baixa o sarrafo na "flaprensa" e defende o Botafogo
  BLOG DO JOÃO-NINGUÉM, do Vinícius D´Ávila Barros
  FOGOBLOG by Álan Leite
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?