O Blog do Roberto Porto


UOL



O BOTAFOGO PARA OS BOTAFOGUENSES

Dormi, de ontem pra hoje, o sono dos justos. Dos justos felizes. Dos justamente felizes. Eu mereço. Sou Botafoguense e estou no G3, a molambada que se lixe.

Foi muito bom ver o Botafogo pressionar o Cruzeiro, desvalorizado pelos desfalques – mas isso não é problema nosso. Ficamos em cima o tempo todo.

A pressão era tanta que acabamos correndo riscos. Mas tínhamos que correr mesmo, ou não? Claro que sim. Se pretendemos nos manter no G4 e beliscar o título, se “eles” derem bobeira, temos que vencer. Ainda mais em casa, no nosso Engenhocaldeirão.

E olha que o Botafogo nem jogou tão bem como se poderia esperar. De Carlos Alberto e Lucio Flavio, nossos maestros, pouco saiu. Erraram passes e chutes aos montes. Lucio, pelo menos, ainda bateu o pênalti com força e no canto, senão o Fábio – que adivinhou o canto – poderia espalmar.

Enfim, é preparar a bacalhoada de domingo.

Para quem gosta, mora fora do Rio e não pode ir aos jogos, o site da Rádio Globo está apresentando o “Scout Online”, com tudo o que acontece sobre os jogos. Da mesma forma, no Globoesporte.Com, as estatísticas do Botafogo podem ser comparadas com os outros times, todos ao mesmo tempo ou com apenas um. Como, por exemplo, o Vasco da Gama, nosso adversário de domingo.

COMPARAÇÕES

Estamos em terceiro lugar, depois de seis vitórias consecutivas. Com 37 pontos, onze vitórias, quatro empates e seis derrotas. Ah!, se tivéssemos pulado do Cuca pro Ney Franco direto...

Nosso ataque balançou as roseiras adversárias em 31 ocasiões. E eles bagunçaram o nosso coreto dezenove vezes, saldo de uma dúzia, 58% de aproveitamento.

Já o Vasco está em 15º., com 22 pontos, seis vitórias, quatro empates e dez derrotas. A travessia do mar tormentoso entre as ilhas eurídicas e as dinamíticas, custou caro a eles. Muita fofoca e pouca bola, Edmundo dizendo um monte de besteiras, falta de comando e dinheiro, enfim... problema deles.

Mas vamos comparar os dois times, usando as estatísticas à disposição:Mas tem um quesito no qual já somos campeões: o time que mais apanha, quase 24 faltas por jogo. E os sopradores de apito, só deixando pra lá. Ontem, o “filho do ladrão” marcou um pênalti que, dizem os “experts”, não foi. Mas apontam que, um pouco antes, teve um que ele não deu. Então, elas por elas..

  • Assistências – normalmente, o Botafogo faz um pouco mais do que eles. Nossos gols saem como fruto de ralação individual ou jogadas ensaiadas. O que indica que os nossos “maestros” não estão regendo como deveriam. Engraçado é que eles fizeram muitas assistências em dois jogos: cinco na goleada contra o Galo; e três contra o Palmeiras quando tomaram de dois.
  • Passes – eles erram muito mais passes do que nós, mas o Botafogo ainda erra um pouco além da conta. Parece um pouco de afobação, um pouco de sede demais ao pote. Com isso, erram os passes. Creio que na hora em que o Botafogo sossegar o facho e aprimorar o passe, entra definitivamente na briga pelo título.
  • Roubadas de bola – o meio de campo do Botafogo trabalha que é uma grandeza e aí reside, quem sabe, o motivo do grande crescimento. Somos o segundo time em roubadas de bola. Fácil explicar: Diguinho e Túlio vêm jogando como nos seus melhores momentos no Botafogo. E penso que Diguinho está no auge, deixou de fazer faltas e rouba bolas como roubava o Carlos Roberto, daquele time bicampeão de 1967-68, nosso técnico campeão de 2006.
  • Gols – nossas médias são boas mas não excelentes. Somos a terceira defesa menos vazada, mas apenas a oitava artilharia. Se o Wellington voltar aos bons momentos do ano passado, vai ser difícil aturar. Sei que Ney Franco deu a ele uma função tática no Botafogo. Talvez o problema, como sempre lembra o Gérson Canhotinha de Ouro, esteja no meio de campo, nos erros de passe e falta de assistências. Se a bola não chega, como marcar?

A partir da 13ª. Rodada, os caminhos de Botafogo e Vasco se cruzaram na tabela. A partir daí, só ganhamos e subimos. E eles, ladeira abaixo.

CONVOCAÇÃO

Domingo, todos ao Maracanã! No almoço, é bom já ir degustando bolinhos de bacalhau, sardinhas e enchidos com um belo vinho verde da uva Alvarinho.

Jorge Henrique vai fazer falta? Talvez. Vocês sentiram a falta do Renato Silva ontem? Eu, não. Apesar de ele estar fazendo, para surpresa de muitos e desgosto do meu parceiro esquizofrênico, uma bela dupla com o André, que está fazendo o “hermano” Ferrero esquentar o banco de reservas.

Então, não me importo. Manda o Carlos Alberto pra frente, entra o Zé no meio de campo, quem sabe o Guerreiro, porque o Gil – pelo que tenho visto – já deu o que tinha que dar. Está gordinho e carequinha. Pena, porque ele tem um ótimo toque de bola.

TRATAR BEM A CACHORRADA

O Botafogo tem o mau hábito de tratar os seus torcedores de maneira descortês. Ora, se o Engenhão é a nossa casa, não deveríamos acolher a todos com carinho e atenção?

Claro que o belo estádio, que tem o DNA da minha família – vocês sabem, meu irmão Carlos foi o arquiteto que criou o nosso “caldeirão” – não pode ser a casa da mãe joana.

Mas se o Botafogo acolhe com fidalguia até quem vai lá para depredar o estádio, como os marginais do time da beira da Lagoa (talvez os mesmos que invadiram a Gávea para dar porrada nos jogadores), não pode tratar mal os seus torcedores, ainda mais se são tão dedicados.

Ontem, o meu amigo Adilson Taipan (foto acima), o Poeta do Povo e do Botafogo, que tive o prazer de conhecer no mega rega-bofe no Boteco do Ronau, foi impedido de vender – pasmem! – os seus excelentes livros de poesias sobre o Botafogo que ele escreve, produz, manda imprimir às próprias expensas e vende por aí (na Fogão Shop, no site LivrosdeFutebol e na porta dos estádios onde joga o Botafogo).

Por enquanto, são dois títulos:

“Poeta do Povo e do Botafogo”

e “Camisa 7,

ambos magníficas provas da criatividade do Taipan, uma pessoa do bem, um botafoguense genial, que se manda da sua Anchieta para apoiar o Botafogo e vender os livros que provêm o seu sustento.

Taipan deveria ser convidado para fazer uma tarde de autógrafos na sede social e, mais adianta, deveriam vender o livro dele, sempre, no Engenhão.

Pois não é que, ontem, no Engenhão, Adilson foi impedido de vender o seu livro? E foi amistosamente convidado a sair fora. Ele enfiou a viola no saco e foi torcer pelo Botafogo.

É como diz um esquizofrênico amigo meu: “Eles passam, o Botafogo fica”...

Saudações Botafoguenses,

Roberto Porto

portoroberto@uol.com.br

 



Escrito por Roberto Porto às 18h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, Portuguese, Esportes, Arte e cultura, O BOTAFOGO, MINHA MAIOR PAIXÃO IMATERIAL
Histórico
Outros sites
  MEU LIVRO - clique aqui para comprar
  ESPN BRASIL - Leia minha coluna semanal
  DIRETO DA REDAÇÃO
  LIVROSDEFUTEBOL.COM - todos os livros de futebol com 10% de desconto e frete grátis
  VESTIÁRIO ALVINEGRO - assine a única agência de notícias sobre o Botafogo na internet
  ARQUIBA BOTAFOGO, o blog do meu amigo Paulo Marcelo Sampaio
  MUNDO BOTAFOGO, o blog do luso-alvinegro Rui Moura
  BLOG DA MALU CABRAL - é só para botafoguenses
  CORAÇÃO ALVINEGRO, um blog botafoguense de coração
  O BLOG DO GAROTINHO - José Carlos Araújo é o maior locutor do Brasil
  BLOGSTRAQUIS - de meu considerado amigo Moacir Japiassu
  IQUE - veja o blog do meu amigo e fantástico cartunista
  CLAUDIO JORGE - um tremendo músico, botafoguense de carteirinha
  CANAL BOTAFOGO - meu parceiro César Oliveira escreve lá
  CANTINHO BOTAFOGUENSE - o blog do Rodrigo Federman, de Vitória (ES)
  AMOR AO BOTAFOGO, blog do Rodrigo Medeiros
  BLOGTAFOGO - do Ricardo Nepomuceno
  SNOOPY EM PRETO E BRANCO, do meu parceiro Fábio Deus
  FOGOHORIZONTE - a maravilhosa torcida do Fogão em Belô
  CRÔNICA ESPORTIVA - do meu amigo Diego Mesquita
  JORNAL DE DEBATES, cujo editor no Rio é o botafoguense PC Guimarães
  A LÍNGUA DA BOLA, interessante site do Professor Feijó
  BLOG DO HELIO ARCANJO - que, como eu, também vai de Kombi...
  FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS, tremendo blog do Luiz Fernando Bindi
  BLOG DO ERALDO LEITE - botafoguense e imperiano feliz
  PORRADA NELES! - o jornalista botafoguense PC Guimarães baixa o sarrafo na "flaprensa" e defende o Botafogo
  BLOG DO JOÃO-NINGUÉM, do Vinícius D´Ávila Barros
  FOGOBLOG by Álan Leite
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?