O Blog do Roberto Porto


O primeiro time de Emil Pinheiro

Quando o bicheiro Emil Pinheiro (1923-2001) assumiu o cargo de diretor de futebol do Botafogo, saiu comprando jogadores à bangu. E aí nesta foto de 1987 – antes da transação mafiosa na Cabana da Serra, na Grajaú-Jacarepaguá – estão, em Marechal Hermes, após um treino, o técnico Jair Pereira e mais Luiz Carlos, Josimar, Wilson Gottardo, Marinho e Renato; e agachados, Mazolinha, Derval, Luisinho Quintanilha, Fernando Macaé, Carlos Magno e o falecido Berg (infarto). Na prática esse time deveria jogar com Luiz Carlos (que só tinha tamanho), Josimar, Wilson Gottardo, Marinho e Renato; Luisinho, Carlos Magno e Berg; Mazolinha, Derval e Fernando Macaé. A rigor, Emil – com quem tive alguma intimidade – queria tirar o Botafogo do sufoco que amargava desde 1968.

Emil não tinha medidas. Saía adquirindo passes de jogadores e o time, mesmo reforçado e empolgando a torcida, não saía do lugar. Até que, após a famosa transação da Cabana da Serra, com Castor de Andrade, vieram Mauro Galvão, Marinho e, principalmente, um jogador inteligente como Paulo Criciúma. Aí o Botafogo se arrumou e em 1989, numa histórica final contra o Mais Querido – com Zico e Bebeto e tudo o que tinha direito – o Glorioso quebrou o jejum de 21 anos e 20 campeonatos consecutivos. Marinho, grande figura do Bangu, não deu certo. Num acidente, o filho pequeno morreu na piscina de sua casa e o ponteiro-direito desapareceu do futebol. Mas Mauro Galvão e Paulo Criciúma deram jeito no time, aí já com Valdir Espinosa comandando o grupo que se sagrou campeão invicto.

Infelizmente, Valdir Espinosa deu uma de Paulo César Gusmão e Claiton e deixou o Botafogo a ver navios em 1990. Mas a base era tão forte que Edu Coimbra – e depois Joel Martins, ex-zagueiro – levaram o Alvinegro ao bicampeonato carioca, derrotando o Vasco na final. Eurico Miranda ainda tentou um trambique, fez o Vasco desfilar com uma caravela de papelão no gramado do Maracanã, mas o Tribunal de Justiça da Federação do Rio bateu o martelo: Botafogo campeão outra vez. E só não foi tricampeão em 1991 – título inédito na Era do Maracanã – porque o destino não quis. Mas que Emil se esforçou e abriu o bolso, ninguém pode dizer que não. E bicheiro por bicheiro o Bangu tinha o seu (Castor de Andrade) e o Fluminense, o dele (Anísio Abraão Davi).

Hoje, em pleno vigor da Lei Pelé (2001), os clubes cariocas se arrastam na penúria e na luta para conseguir bons jogadores. Só o Botafogo, a grosso modo – sem entrar no mérito de qualidades técnicas – perdeu Reinaldo, César Prates, Rui Cabeção, Schwenck, Camacho, Túlio (depois voltou), Dodô (também retornou), Jonílson, Leandrão e outros dos quais não me recordo agora e que os leitores podem me ajudar. Isso para não citar Luisinho Quintanilha que foi para o Vasco e se sagrou tricampeão carioca. E também os jogadores que Emil Pinheiro levou embora para o América porque os passes lhe pertenciam.

Por isso, o Botafogo de hoje perde para o Boavista, que disputava um campeonato em Bacaxá com o Bambala, Arimatéia e o Tabajara Futebol Clube.

Saudações Botafoguenses,

Roberto Porto

portoroberto@uol.com.br

 

PS.: Na minha coluna no site da ESPN Brasil, conto com mais detalhes a história da briga de João Saldanha com Sandro Moreyra. O link está aqui no meu blog, entre o histórico de "posts" e o contador de acessos.



Escrito por Roberto Porto às 16h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, Portuguese, Esportes, Arte e cultura, O BOTAFOGO, MINHA MAIOR PAIXÃO IMATERIAL
Histórico
Outros sites
  MEU LIVRO - clique aqui para comprar
  ESPN BRASIL - Leia minha coluna semanal
  DIRETO DA REDAÇÃO
  LIVROSDEFUTEBOL.COM - todos os livros de futebol com 10% de desconto e frete grátis
  VESTIÁRIO ALVINEGRO - assine a única agência de notícias sobre o Botafogo na internet
  ARQUIBA BOTAFOGO, o blog do meu amigo Paulo Marcelo Sampaio
  MUNDO BOTAFOGO, o blog do luso-alvinegro Rui Moura
  BLOG DA MALU CABRAL - é só para botafoguenses
  CORAÇÃO ALVINEGRO, um blog botafoguense de coração
  O BLOG DO GAROTINHO - José Carlos Araújo é o maior locutor do Brasil
  BLOGSTRAQUIS - de meu considerado amigo Moacir Japiassu
  IQUE - veja o blog do meu amigo e fantástico cartunista
  CLAUDIO JORGE - um tremendo músico, botafoguense de carteirinha
  CANAL BOTAFOGO - meu parceiro César Oliveira escreve lá
  CANTINHO BOTAFOGUENSE - o blog do Rodrigo Federman, de Vitória (ES)
  AMOR AO BOTAFOGO, blog do Rodrigo Medeiros
  BLOGTAFOGO - do Ricardo Nepomuceno
  SNOOPY EM PRETO E BRANCO, do meu parceiro Fábio Deus
  FOGOHORIZONTE - a maravilhosa torcida do Fogão em Belô
  CRÔNICA ESPORTIVA - do meu amigo Diego Mesquita
  JORNAL DE DEBATES, cujo editor no Rio é o botafoguense PC Guimarães
  A LÍNGUA DA BOLA, interessante site do Professor Feijó
  BLOG DO HELIO ARCANJO - que, como eu, também vai de Kombi...
  FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS, tremendo blog do Luiz Fernando Bindi
  BLOG DO ERALDO LEITE - botafoguense e imperiano feliz
  PORRADA NELES! - o jornalista botafoguense PC Guimarães baixa o sarrafo na "flaprensa" e defende o Botafogo
  BLOG DO JOÃO-NINGUÉM, do Vinícius D´Ávila Barros
  FOGOBLOG by Álan Leite
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?